Acontece

Dicas Quality

Dicas Quality

DELÍCIA DO DIA

Carne louca é um clássico brasileiro! Um prato coringa que pode ser servido com torradinhas num happy hour com os amigos, como recheio de sanduba de pão francês naquele dia cansativo pós trabalho ou até como acompanhamento do tradicional arroz e feijão. É o tipo de receita que fica ainda melhor se preparada com antecedência, então tá esperando o que para garantir um estoque na geladeira? A gente te passa a receita: 

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de coxão mole em peça

  • 3 cebolas

  • 3 dentes de alho

  • 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco

  • 1 litro de água quente

  • 3 folhas de louro

  • 2 colheres (chá) de orégano seco

  • azeite a gosto

  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  • ervas frescas variadas a gosto para servir

 

MODO DE PREPARO

  1. Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos antes de começar o preparo – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Descasque os dentes de alho.

  2. Corte o coxão mole em 3 partes e retire qualquer excesso de gordura – assim ele se acomoda melhor dentro da panela. Tempere a carne com sal e pimenta a gosto.

  3. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, coloque um pedaço da carne e deixe dourar bem de todos os lados – vire com uma pinça apenas quando descolar do fundo da panela. Transfira o pedaço dourado para uma travessa e repita com as outras duas partes de carne, regando com azeite a cada leva.

  4. Regue com um pouco da água quente e, com uma espátula, raspe o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao caldo. Volte as três partes de carne para a panela e cubra com o restante da água quente. Se não cobrir até a metade da carne, complete com mais água. Junte as folhas de louro, os dentes de alho, ⅔ de xícara (chá) do vinagre e ½ colher (sopa) de sal.

  5. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

  6. Enquanto isso, descasque e corte as cebolas em metades e as metades, em meias-luas. Transfira para uma tigela e tempere com o orégano e pimenta-do-reino a gosto.

  7. Regue a cebola com 3 xícaras (chá) do caldo de cozimento quente, misture o restante do vinagre e deixe curtir em temperatura ambiente – além de absorver os sabores, as cebolas ficam mais macias e perdem o ardido.

  8. Numa tábua, desfie os pedaços da carne ainda quente com dois garfos. Transfira para uma travessa e regue com o restante do caldo de cozimento – o caldo mantém a carne úmida. Cubra e leve à geladeira para esfriar.

  9. Quando estiverem frias, misture a carne com as cebolas cusrtidas e o caldo. deixe a carne desfiada absorver os sabores por ao menos 30 minutos antes de servir. Regue com o azeite e sirva com folhas de ervas frescas.

PLANEJAMENTO

Você pode armazenar a carne louca desfiada, com a cebola e o caldo, na geladeira por até 2 dias antes de servir – quanto mais tempo a carne permanece no caldo, mais gostosa fica. Mas atenção: a carne desfiada deve esfriar antes de ser misturada ao molho de cebola. Se ela estiver quente, absorve o molho, e o preparo pode ficar ressecado. 

Quality presente nos melhores momentos do dia

solicite uma proposta